terça-feira, 14 de abril de 2020

Tumbérgia-arbustiva


Nomes Populares: Tumbérgia-arbustiva, Tumbérgia-erecta, Manto-de-rei, Bush clockvine, King's-mantle e Potato bush
Nome Científico: Thunbergia erecta
Família:  Acanthaceae
Origem: África Ocidental


Descrição:
Tumbérgia-arbustiva é um arbusto perene que pode alcançar até 3 m (120 in), floresce durante todo o ano com mais intensidade na primavera-verão. Sendo suas flores tão bonitas e chamativas de coloração roxa, atrai beija-flores, borboletas, besouros e mamangavas, mas existe também uma cultivar de flores brancas (variedade albiflora) com centro amarelo e as folhas mais claras e menores.

É um arbusto bastante ramificado, suas folhas simples, opostas, elíptico-lanceoladas, verde-brilhantes de 5-10 cm (2-10 in) de comprimento, com pecíolo de 4-8 mm (0,15-0,30 in).  Caule de textura lenhosa, marrom acinzentado e muito ramificado, com hastes marrons e finas. Suas flores são roxas aveludadas, grandes, tubulares, solitárias e axilares, que saem da base das folhas, em forma de funil com centro amarelo.

Tumbérgia-arbustiva visitada
 por beija-flor (Calliphlox amethystina) fêmea
Foto: Haydu, José F.

Thunbergia erecta ‘alba’

Técnicas de Cultivo:
Tumbérgia-arbustiva pode ser plantada a meia sombra, porém desenvolve-se melhor a sol pleno, onde apresenta um aspecto mais compacto. O solo deve ser rico em composto orgânico, bem drenável e irrigado sempre que a terra estiver seca. É moderadamente tolerante à seca. Não se desenvolve bem em lugares com solo alcalino ou arenoso.

As adubações orgânicas mensais a base de farinha de osso, estimulam o florescimento e o crescimento da planta. Recomendam-se podas mensais, com exceção do inverno, sem esquecer-se de extrair galhos secos e ramos mal formados. A planta pode receber poda drástica de até 1/3 da folhagem, rejuvenescerá rapidamente, contudo poderá ficar vários meses sem florescer.



Paisagismo e uso decorativo:
Tumbérgia-arbustiva é um arbusto bastante rústico e versátil, muito florífero e vistoso, que apresenta qualidades excelentes para a formação de cerca-vivas e renques junto a muros, isolados e até mesmo como trepadeira em suportes apropriados. Pode ser cultivada também em vasos grandes e floreiras.

Esse arbusto se adapta a uma grande faixa de clima, mas de preferência ao Clima Tropical e Subtropical e em regiões de Clima Temperado, comporta-se como decídua, rebrotando com vigor na primavera. Não tolera geada forte ou o frio intenso. Multiplica-se por sementes e mais facilmente por estacas.

Tumbergia-arbustiva formando uma cerca viva
Foto: Braga, Cristina 

Fontes dos Textos:
http://umaflorpordia.blogspot.com/2015/04/tumbergia-erecta-tumbergia-arbustiva.html
http://www.vmmudas.com.br/vm/tumbergia-arbustiva/
http://gdetudoumpouco.blogspot.com/2014/01/tumbergia-arbustiva.html
https://www.floresefolhagens.com.br/tumbergia-arbustiva-thunbergia-erecta/
https://www.wikiwand.com/en/Thunbergia_erecta

Créditos das Fotos:
1. http://denisegomesludwig.blogspot.com/2015/04/03-de-abril-thunbergia-arbustiva.html
2. https://www.gardenia.net/plant/thunbergia-erecta
3. https://techieoldfox.files.wordpress.com/2014/02/abf00-dscn2984.jpg
4. https://www.jfhaydu.com/nem-tudo-
5. http://www.calyx.com.au/gal/thunbergia/thunbergia_erecta_1.jpg
6. https://www.floresefolhagens.com.br/wp-content/uploads/2017/10/tumbergia-arbustiva-thunbergia-erecta-1-2.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário