segunda-feira, 6 de abril de 2020

Tumbérgia-azul



Nomes Populares: Tumbérgia-azul, Azulzinha, Trumpet  vine, Bengal clock vine, Bengal trumpet vine, Bengal trumpet, Skyflower vine, Blue skyflower, Blue trumpet vine, Parra reloj (em espanhol)
Nome Científico: Thunbergia grandiflora
Família:  Acanthaceae
Origem: Ásia (Índia, China, Butão, Nepal e Myanmar)


Descrição:
A Tumbérgia-azul é uma trepadeira semilenhosa, bastante rústica e ornamental, tipo liana, de ramos flexíveis, muito vigorosas e de rápido crescimento, de folhagem e florescimento ornamentais. Flores frequentemente em inflorescências pendentes de coloração azul, cada uma subtendida por brácteas ovais com cerca de 25-40 mm (1-1,5 in) de comprimento.

As flores campanuladas são suportadas em cachos alongados, formando racimos pendentes, têm um tubo curto e largo, uma garganta amarelo pálido ou de cor esbranquiçada, que se expande em cinco pétalas arredondadas de lavanda-azul com 8 cm (3 in) de comprimento.

Floresce abundantemente na primavera e no verão, e com florescimento esporádico ao longo do ano. Na variedade hortícola “Alba”, as flores são brancas.

As folhas são opostas ao longo do caule, são verdes, ovais de bordas com dentes triangulares espaçados, agudos a arredondados, irregulares. A espécie Thunbergia laurifolia é semelhante, todavia com folhas mais estreitas e alongadas.


Técnicas de Cultivo:
Sendo a Tumbérgia-azul uma trepadeira muito rústica, exige poucos cuidados, se desenvolve melhor quando cultivada sob sol pleno e em solo fértil. O solo deve ser enriquecido com matéria orgânica, ligeiramente ácidos e bem drenado, necessitando de regas regulares, principalmente depois do plantio no local definitivo.

As adubações periódicas que contenham farinha de ossos (adubo orgânico) estimulam uma intensa floração. Suporta bem o frio subtropical e se multiplica por sementes ou estaquia. É necessário controlar seu tamanho, quando planta estiver sem flores, realizar a poda. Após a poda, adubar com esterco curtido e composto orgânico, regando bem.


Paisagismo e uso decorativo:
Ótima opção de trepadeira, quando se quer revestir de forma compacta pérgolas, arcos ou caramanchões, já que seu crescimento é intenso e pujante, além de muito rápido. Também se adapta a muros, grades e cercas, porém não é recomendado plantá-la junto a árvores de meio porte, já que seu desenvolvimento exuberante e ramos com cerca de 15 m (600 in) de comprimento, acabará por sufocar a espécie hospedeira.

Trepadeira muito cultivada nos jardins brasileiros devido à sua beleza. Suas flores em pencas são grandes e vistosas, que atraem as abelhas mamangavas.

O nome do gênero Thunbergia homenageia o botânico sueco, Carl Peter Thunberg (1743-1828), naturalista e explorador,  viajou para a África do Sul e Japão, e se tornou professor de botânica em Uppsala University (Suécia).

Infelizmente, na Austrália, T. grandiflora é considerada uma invasora, erva daninha, uma vez estabelecida é difícil de controlar, uma grande ameaça à vegetação nativa, matando árvores adultas e impedindo a regeneração de mudas.


Fontes dos Textos:
https://www.fazfacil.com.br/jardim/tumbergia-azul-grandiflora/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Thunbergia_grandiflora
https://www.cultivando.com.br/azulzinha-thunbergia-grandiflora/
http://www.hear.org/starr/hiplants/reports/pdf/thunbergia_grandiflora.pdf
http://www.jardimcor.com/catalogo-de-especies/thunbergia-grandiflora/

Créditos das Fotos:

http://www.jardimcor.com/catalogo-de-especies/thunbergia-grandiflora/
https://www.flowerpower.com.au/thunbergia-grandiflora-177124
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-893067669-muda-de-tumbergia-azul-thunbergia-grandiflora-trepadeira-_JM
https://www.amazon.in/Exoticflora-Thunbergia-Grandiflora-creeper-Climber/dp/B07T83BCKQ



Nenhum comentário:

Postar um comentário