domingo, 19 de abril de 2020

Malvavisco


Beija-flor-preto-e-branco (Florisuga fusca) em flor de Malvavisco
Foto: Verônica Bender Haydu
Nomes populares: Malvavisco, Hibisco-colibri, Malva-de-colibri, Turkscap, Bleeding hearts, Turkcap, Turk's turban, Wax mallow, Ladies teardrop, Sleeping hibiscus, Scotchman's purse, Mexican apple, Manzanita
Nome científico: Malvaviscus arboreus
Família: Malvaceae
Origem: América do Norte (sudeste dos Estados Unidos e México), América Central e América do Sul

Malvavisco 'rosa-claro'
Foto: Pierre Jimenez Alonso
Malvavisco 'vermelho'
Foto: Pierre Jimenez Alonso

Descrição:
Malvavisco é um arbusto perene de grande porte, da família dos hibiscos, Malvaceae, podendo atingir até 2,5 m (100 in) de altura com intensas florações. Suas flores pendentes chamam muita atenção pelo formato, não se abrem totalmente e isso ajuda a atrair insetos e beija-flores. Os tons das pétalas podem variar entre róseo e vermelho, sendo a cor mais comum, a vermelha.

As folhas da espécie também contribuem para um suntuoso efeito ornamental em jardins, são bastante esverdeadas e oval-lanceoladas, além de serem mucilaginosas apresentando bordos serrilhados.

Em seu habitat nativo é comumente encontrado ao longo de riachos, nas bordas da floresta e nas encostas. Arbusto comum no sub-bosque do Texas (Estados Unidos) onde é uma importante fonte de alimento para os beija-flores-de-garganta-rubi (Archilochus colubri) e os beija-flores-de-garganta-preta (A. alexandri). O Malvavisco é a principal planta hospedeira das lagartas da borboleta Heliopetes macaira

Cerca viva de Malvavisco - Foto: Cristina Braga
Técnicas de cultivo:
Arbusto que requer baixa manutenção, pouco exigente com relação ao seu cultivo e cuidados, tolerante ao calor e à seca, crescerá melhor em sol pleno ou ainda podendo ser cultivado a meia-sombra. Floresce principalmente na primavera e no verão.

Para garantir um rápido desenvolvimento e floração abundante da planta, o ideal é que o solo seja enriquecido com composto orgânico, caso utilize esterco como matéria orgânica, deverá estar bem curtida, melhorando assim a fertilidade do solo. Também na hora das regas, evitar encharcar o solo, já que as raízes do arbusto não toleram o excesso de água.

O Malvavisco aceita muito bem as podas, quando plantado como cerca viva, que acabam ficando com uma floração mais abundante nessas condições e os ramos ficam mais compactos. Podas são indispensáveis à formação de um belo e saudável renque em seu jardim. O método mais prático para sua propagação é por estaquia.

Malvaviscus arboreus var. drummondii  '


Malvaviscus arboreus var. mexicanus 

Paisagismo e uso decorativo:
Dentre as espécies de arbustos cultivadas no mundo, o Malvavisco é um dos mais comuns, sendo um arbusto de grande porte largamente utilizado em jardins como cerca viva, raramente como planta isolada em canteiros. Planejar muito bem o local do seu plantio, é preciso tomar cuidado, melhor cultivá-lo em locais bem amplos.

O clima adequado para o seu cultivo são os climas  Equatorial, Subtropical ou Tropical. O Malvavisco não tolera grandes variações de temperatura, muito menos geadas e locais muito frios. Podemos citar algumas variedades: Malvaviscus arboreus var. arboreus, Malvaviscus arboreus var. drummondii e Malvaviscus arboreus var. mexicanus.

Além da beleza singular das flores, as folhas verde-escuras e o design são um diferencial e apresentam originalidade. Este é mais um aspecto importante na escolha dessa espécie para sua cerca viva em seu jardim.

Malvaviscus arboreus var. drummondii
Créditos das Fotos:
1. https://www.jfhaydu.com/beija-flores-rolandia-pr?lightbox=dataItem-jk044tja
2. https://www.facebook.com/pierre.jimenezalonso
3. https://www.facebook.com/pierre.jimenezalonso
4. https://www.floresefolhagens.com.br/wp-content/uploads/2015/05/hibisco-colibri-malvaviscus-arboreus-.jpg
5. https://www.wildflower.org/gallery/result.php?id_image=23246
6. http://www.kartuz.com/p/52152/Malvaviscus+arboreus+var+mexicanus+Red.html
7. https://texassuperstar.com/plants/malvaviscus/index.html

Fontes dos Textos:
https://en.wikipedia.org/wiki/Malvaviscus_arboreus
https://www.wildflower.org/plants/result.php?id_plant=maar14
https://bie.ala.org.au/species/https://id.biodiversity.org.au/node/apni/3960668
https://www.flower-db.com/en/flower:734
https://www.howdogardener.com/planting-guides/flowers-and-shrubs/malvaviscus-arboreus
https://flores.culturamix.com/informacoes/o-malvavisco-um-arbusto-de-baixa-manutencao
https://www.wildflower.org/plants/result.php?id_plant=MAARD

Nenhum comentário:

Postar um comentário