quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Camarão-amarelo

Beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura cyanoviridis) na flor do Camarão-amarelo
Foto: José Francisco Haydu

Nomes populares: Camarão-amarelo, Flor-camarão, Camarão-vegetal, Planta-camarão, Camarão, Lollipop plant e Golden shrimp plant
Nome científico: Patchystachys lutea
Família: Acanthaceae
Origem:  América do Sul, Peru





Descrição:
O Camarão-amarelo é um arbusto perene de origem tropical com cerca de 1,2 m (50 in) de altura com folhas de formato oval, alongadas, pontiagudas, na coloração verde-escura, com nervuras bem definidas, também possuem um bom valor ornamental, pois ajudam a destacar ainda mais a coloração marcante das inflorescências da espécie.

Sua inflorescência amarela de aspecto única, muito chamativa, desabrocha principalmente na primavera e verão, com algumas variantes em cor branca, possuem bastante néctar, muito atrativa para beija-flores. São formadas de folhas modificadas, na cor amarelo-ouro (as brácteas) e flores que podem variar do branco ao creme. 

As brácteas, folhas modificadas, assumindo cores, formas e texturas semelhantes às de pétalas. Sua função original é de proteger a inflorescência em desenvolvimento e tomando para si a função de atrair polinizadores para flor verdadeira, essa sim, capaz de produzir sementes e garantir a continuidade da espécie.


Beija-flor-papo-branco (Leucochloris albicollis) na flor do Camarão-amarelo
Foto: José Francisco Haydu
Técnica de Cultivo
Seu crescimento é rápido e a manutenção simples, porém para que o Camarão-amarelo possa se desenvolver bem e atingir seu clímax, o ideal é cultivá-la sob sol pleno, ou ainda à meia-sombra, mas neste caso haverá menos flores.

É recomendada a realização de regas regulares, mantenha o solo úmido, mas nunca encharcado, na dúvida pode-se esperar a terra secar entre uma rega e outra, em ambientes externos suporta estações com poucas chuvas. 

Se for cultivar a planta em vaso, complete o fundo com uma boa camada de pedras, cacos de telha ou argila expandida. Colocar a manta de drenagem (também chamada de bidim) por cima, assim facilitando o escoamento da água excedente, evitando que as raízes dificultem a drenagem e fiquem imersas na sobra da rega.



Quanto aos cuidados, é aconselhável afofar o substrato, adubar e acrescentar composto orgânico anualmente. Realizar uma poda de limpeza, deixando a planta livre dos galhos mortos e doentios, assim é capaz de florações intensas. Para manter a planta compacta, pode as pontas antes do florescimento.

O Camarão-amarelo pode ser plantado em diversos tipos de clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical e Tropical. Deve ser plantado a sol pleno. Prefere temperaturas altas, não tolera frio intenso. Umidade do ar alta, também é apreciada, acima de 60%.

A espécie se propaga por estaquia da ponta de ramos, sempre é bom lembrar-se de deixar pelo menos duas gemas. Devem ser cortadas no final do florescimento e enraizadas em local protegido com altas temperaturas e umidade. Se preferir, adquira novas mudas e inicie um novo ciclo de plantio, pois a planta tem um ciclo de vida pleno de cerca de cinco anos.


Beija-flor visitando as flores do Camarão-amarelo

Paisagismo e uso decorativo:
O que mais chama a atenção do Camarão-amarelo é o formato das suas flores, parecem camarões enrolados, onde se originou seu nome popular. É por causa desse aspecto tão diverso que a espécie é amplamente empregada para criar um clima bem diferenciado em um jardim amplo ou por menor que ele seja.

Possuindo uma folhagem bem volumosa e um design bastante diferenciado, esta espécie é excelente opção para ornamentar um jardim. Suas flores amarelas que lembram a cor ouro, um pouco brilhante ao mesmo tempo opaca, dependendo da sua variante, são usadas para mesclar com outras espécies da mesma família.

Em países de clima temperado a planta é comumente usada na decoração de interiores, plantada em vasos, mas no Brasil é mais utilizada em locais externos e canteiros pelas cidades brasileiras, especialmente as litorâneas, muito utilizado em bordadura e maciços, acompanhando muros, muretas e paredes em condomínios, centros empresariais, praças, parques e ruas. 



Créditos das Fotos:
1. https://www.jfhaydu.com/jfh-eupetomena-macr-cyanoviridis
2. http://30r8p93i26e4rjv9qo3ulokei.wpengine.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2013/11/lollipop-plants.jpg
3. https://www.jfhaydu.com/tpicos
4. http://www.logees.com/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/r/1/r1467-2-large_1.jpg
5. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiOsRz5KHbysWi3MP0emaa1w-pF7uJkocbUwNUVpYRO-qW_ZI4-53LBUscl-v5QHxJ1KU_XLerKyBa-MeIFrkVJSPjja7BqsRXxCBDwyRpws7lLTc5ZmCMh8q0M209hT0vmetBZKRLkCg/s1600/beija+flor+no+camar%25C3%25A3o+amarelo.jpg
6. http://toptropicals.com/pics/garden/2004/4/4992.jpg

Fontes dos Textos:
http://www.cultivando.com.br/plantas_detalhes/camarao_amarelo.html
http://www.cuidar.com.br/camarao-amarelo
http://minhasplantas.com.br/plantas/camarao/
http://flores.culturamix.com/flores/camarao-amarelo-uma-planta-cultivada-para-enfeitar
http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br/2011/02/camarao-amarelo-pachystachys-lutea.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Br%C3%A1ctea
https://en.wikipedia.org/wiki/Pachystachys_lutea


Nenhum comentário:

Postar um comentário