terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Ardisia


Nomes Populares: Ardisia, Café-de-jardim, Christmas berry, Australian holly, Coral ardisia, Coral bush, Coralberry, Coralberry tree, Hen's-eyes and Spiceberry
Nome Científico: Ardisia crenata
Família:  Primulaceae
Origem: Leste da Ásia (China e Japão)


Descrição:
A Ardísia é uma planta do tipo arbustiva perene, um caule fino e reto, de crescimento moderado, onde os ramos se iniciam na porção média, com inserção espiralada, podendo chegar entre 1,20 m-1,80 m (50-70 in) de altura, com folhas de lâmina elíptico-lanceolada, espessa, lisa, verde-escuras brilhantes de consistência coriácea, e com bordas finamente onduladas e serrilhadas.

Os frutos são pequenas bagas vermelhas e globosas, em cachos parecidos com pequenas cerejas, de coloração vermelho-brilhantes, os seus ramos se inclinam de forma natural com o peso dos seus frutos, muito duráveis e ornamentais. A planta começa a dar frutos, aproximadamente dois anos após a germinação. Surgem no verão-inverno e atraem aves, quando presentes, pelos guaxinins através do consumo e posterior excreção, e também pelo fluxo de água. 

Já as suas inflorescências do tipo racemo, axilares e composta de flores pequenas, estreladas, perfumadas, hermafroditas de coloração branca ou rosada, e reunidas numa inflorescência terminal, sem valor ornamental. 


Técnicas de Cultivo:
A Ardísia prefere um solo que seja rico em matéria orgânica e profundo, mas também pode ser cultivada praticamente em qualquer lugar, se adapta a cultivo em canteiros, jardineiras e vasos, desde que haja uma boa drenagem. Uma planta rústica que não exige muitos cuidados, mas vale destacar, que o solo esteja ligeiramente úmido e jamais encharcado, todavia é bastante tolerante a estiagem. A Ardísia gosta de umidade, pulverizar regularmente leva ao crescimento das plantas. Durante o inverno você deve diminuir a quantidade de água.

A luminosidade deve ser intensa, porém o sol direto costuma queimar suas folhas, então o ideal é o seu cultivo em áreas de meia sombra com sol no período da manhã. Além de apreciar ser plantada sob árvores.

Multiplica-se facilmente por estaquia e por sementes. Germina com bastante facilidade embaixo da planta. É comum encontrar mudinhas que brotam através de sementes que caem. Devido à facilidade de propagação, pode-se tornar invasora em algumas situações.

Na cova de plantio da Ardísia, deve-se utilizar composto orgânico e húmus de minhoca, caso o solo for muito compactado, acrescentar areia ou material vegetal decomposto com alguma textura, como o composto de folhas. A mistura deverá ter boa drenagem. É essencial ao bom desenvolvimento das plantas, duas vezes por ano, adubar com composto orgânico.


Paisagismo e uso decorativo:
Em paisagismo é usada em jardim como planta isolada ou em grupos formando maciços. Combina muito bem em canteiros de arbustos coloridos, folhagens variegadas, ou ainda que tenham flores vermelhas ou brancas.

Também é muito usada em vasos para a decoração de interiores, sacadas e pátios em ambientes bem iluminados. Uma dica é que o uso de várias mudas num mesmo vaso, ganha um visual bem ornamental e com um belo efeito, colocando-se no chão do vaso pedriscos, musgo ou cascas de árvores para acabamento.

Ardísia tem preferência por um clima ameno, mas é tolerante a qualquer tipo de temperatura, porém apresenta melhor desenvolvimento e maior frutificação nas regiões litorâneas, desde que protegida dos ventos fortes, que podem danificar a folhagem e derrubar os frutos. 

Produz flores e frutos contínuos com maior abundância no verão, quando temos flores e frutos juntos, numa bela composição para o jardim. Nos lugares de clima muito frio acabam perdendo as suas folhas, que depois voltam a nascer quando a temperatura eleva-se.

As preparações feitas a partir da raiz de Ardisia crenata são usadas como ingrediente na medicina tradicional chinesa. 

Foto: Caetano Labbate Junior (2018)



Fontes dos Texto:
https://www.fazfacil.com.br/jardim/ardisia-ou-cafe-jardim/
http://flores.culturamix.com/flores/naturais/ardisia-ardisia-crenata
https://en.wikipedia.org/wiki/Ardisia_crenata
https://www.florastore.com/en/ardisia-crenata.html?id=71137007
https://www.floresefolhagens.com.br/ardisia-ardisia-crenata/

Créditos das Fotos:

https://www.crocus.co.uk/plants/_/ardisia-crenata-bospremium-red/classid.2000028194/
https://www.ebay.com/itm/Cinnabar-Root-Seed-10-Seeds-Ardisia-Crenata-Sims-Rich-seeds-Herb-Seeds-Hot-A148-/401304416712
http://www.plantasonya.com.br/cercas-vivas-e-arbustos/caracteristicas-e-cultivo-da-ardisia-ardisia-crenata.html
https://fineartamerica.com/featured/ardisia-crenata-the-picture-storescience-photo-library.html
http://www.allposters.com.br/-sp/Close-Up-of-a-Hen-s-Eyes-Plant-Ardisia-Crenata-posters_i7150337_.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário