sábado, 25 de julho de 2015

Asplênio



Nomes Populares: Asplênio, Ninho-de-passarinho e Asplênio-ninho-de-ave
Nome científico: Asplenium nidus
Família: Aspleniaceae
Origem: Ásia, África e Austrália




Descrição:
Tem hábito epífita, isto é, cresce sobre árvores em seus locais de origem. Planta de crescimento lento, herbácea de folhas grandes e de textura coriácea, pode atingir até quase 90 cm. As folhas são de cor verde-clara, largas, coriáceas, brilhantes e com a nervura central escura. Estão inseridas num caule curto que passa desapercebido. As folhas novas surgem no centro da planta, apresentando-se enroladas quando novas.




Técnica de Cultivo: 
O local onde irá cultivar a planta poderá ser sob árvores, plantada diretamente no chão ou vasos em ambiente sombreado e também dentro de casa. Ele cresce melhor em locais com alta umidade do ar (acima de 65%) e altas temperaturas, não resistindo a locais frios e à insolação direta, dai seu uso preferencial em interiores.

O substrato de cultivo deverá ser rico em matéria orgânica, uma mistura de composto orgânico, fibra de coco e turfa. Coloque pedrinhas ou argila expandida no fundo do vaso para uma boa drenagem. Coloque a mistura de substratos e plante a muda. Regue a seguir. Mantenha o substrato levemente úmido e adube somente uma vez por ano. Multiplica-se assexuadamente por meio de esporos, que surgem sob a folha, parecendo pequenas bolinhas marrons aveludada, e por divisão da planta contendo um pedaço de rizoma.




Paisagismo e uso decorativo:
Apresentam características de plantas epífitas que se prendem às cascas grossas, troncos apodrecidos de árvores, ou às bainhas das folhas mortas nos troncos de coqueiros. Faz um belo efeito ornamental e poderá ser cultivado em vaso plástico destes comuns e você poderá colocá-lo dentro de um cachepô bonito, de cerâmica, porcelana, vidro ou acrílico, aço inox ou madeira. Para cachepô transparentes, como os de acrílico ou vidro, esconda o vaso com pedriscos, cascas de pinus ou fibra de coco.










Fontes:
http://www.cultivando.com.br/plantas_detalhes/asplenio.html
http://pss.uvm.edu/pss123/asplen.jpg
http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/album/2014/08/12/epifitas-nao-sao-parasitas-e-podem-embelezar-o-jardim-conheca-especies.htm
http://rwpaisagismo.blogspot.com.br/2012/05/escultorica-asplenio.html
http://www.fazfacil.com.br/jardim/samambaia-asplenio/
http://comofazermudas.com.br/como-fazer-mudas-de-samambaia-asplenio/
http://donaflorgarden.com.br/dez-tipos-plantas-deixam-ambiente-alegre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário