quarta-feira, 1 de março de 2017

Hortênsia



Nomes populares: Hortênsia, Novelão, Hidrângea, Hidranja, Bigleaf hydrangea, French hydrangea, Lacecap hydrangea, Mophead hydrangea, Penny mac.
Nome científico: Hydrangea macrophylla
Família: Hydrangeaceae
Origem: Ásia: Japão e China


Descrição:
A Hortência é um arbusto semilenhoso e de folha caduca, no outono, boa parte das folhas costumam cair, com altura de 1 a 2,5 metros e folhas grandes, denteadas, brilhantes, coriáceas e de cor verde-clara, que produz inflorescências em forma de buquês, muito florífera e rústica, compacta e arredondada com hastes eretas e não ramificadas, seu fruto é uma pequena cápsula subglobosa. Pertencente ao gênero Hydrangea, é cultivada desde tempos remotos como planta ornamental no Japão, contudo é hoje cultivada como planta ornamental nas regiões subtropicais e temperadas. 

As flores da Hortênsia podem ser azul, vermelho, rosa, roxo claro, ou roxo escuro. A cor é afetada pelo pH do solo. Um solo ácido (pH abaixo de 7) normalmente produzirá cor da flor mais perto do azul, enquanto um solo alcalino (pH acima de 7) produzirá flores mais cor-de-rosa. Isto é causado por uma mudança de cor dos pigmentos de flores na presença de íons de alumínio que podem ser absorvidos em plantas hiperacumuláveis. A adição cuidadosa de carbonato de sódio ao solo permite produzir floração multicor.

A Hortênsia é rica em princípios ativos, tornando-as venenosas. Se ingerido em grandes quantidades, este veneno causa do abdominal, cianose, convulsões, flacidez muscular, vômitos, letargia e coma.

.


Técnica de cultivo:
A Hortência deve ser cultivada a pleno sol ou num local onde receba sol pela manhã e sombra à tarde, rústica e de boa adaptação a diferentes tipos de solos, mas devem ser bem adubados e enriquecidos com matéria orgânica. O solo deve permanecer úmido, regado periodicamente, devendo apresentar boa drenagem, e será contemplado com um belo espetáculo floral.

Corte as hastes das flores pela base assim que emurchecerem para prolongar sua floração. Fertilize a hortênsia após a poda para incentivar o crescimento de flores novas saudáveis. Regue as hortênsias podadas e adubadas até que o solo esteja uniformemente úmido, mas não encharcado, pois isso ajuda a começar a absorção dos nutrientes do fertilizante, assim que for possível.

Requer poda anual, no final do verão, depois que ela parar de produzir novas flores. Corte os caules mais velhos, que se tornaram marrons escuros e lenhosos. Com uma tesoura ou serra de poda, apare-os até onde eles emergem do solo. Evite cortar os caules verdes mais recentes, pois são eles que produzirão flores no próximo ano, para um intenso florescimento na primavera e verão. Cuidar da hortênsia depois que as flores murcham, garante que a planta permaneça saudável e produza outra profusão de flores no ano seguinte.

Aprecia o frio, sendo indicada para regiões de altitude e de clima mais ameno, com invernos brandos e poucas geadas. No outono, coloque uma camada de cobertura de solo de 5 a 7,5 centímetros de espessura em torno das plantas. A cobertura conserva a umidade do solo durante todo o inverno e protege as raízes de geadas leves. Multiplica-se por estacas.



Paisagismo e uso decorativo:
A Hortênsia se destaca quanto à exuberância dos cachos que possui, os quais são muito utilizados para adornar diferentes ambientes. O ideal é o cultivo da Hortência em bordaduras, renques, maciços ou cercas-viva.

Também podem ser cultivadas em vasos como planta de interior, desde que, haja uma boa ventilação e não faça calor demasiado no local onde a planta ficará. Devido a seu formato, muitas flores e caule grosso central, é muito utilizada para decoração, compondo arranjos bem variados, acompanhadas de outras flores e folhagens.

No Brasil, relatos dão conta de que o cultivo de Hortênsia é uma herança da colonização alemã. No sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, existe uma região denominada "Região das Hortênsias", caracterizada pelo ajardinamento de casas e rodovias com esta espécie. A cidade de Gramado, é a cidade mais representativa desta região turística, tem a Hortênsia como sua flor símbolo.

Em função da altitude e do clima ameno, a Hortênsia está extremamente difundida na cidade de Campos do Jordão, estado de São Paulo, Brasil.


Cidade de Gramado - Rio Grande do Suil - Brasil










Fontes / Texto:
http://www.bonde.com.br/casa-e-decoracao/paisagismo/aprenda-como-plantar-e-ter-diferentes-cores-de-hortensias-239882.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hydrangea_macrophylla
http://www.bayergarden.pt/Garden-Care/Ornamentals-care/Plantacao%20de%20Hortensias
http://www.jardineiro.net/plantas/hortensia-hydrangea-macrophylla.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Hydrangea_macrophylla
https://plants.ces.ncsu.edu/plants/all/hydrangea-macrophylla/
http://www.ehow.com.br/cuidar-hortensia-depois-flores-murcham-como_78142/
http://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2013/12/como-plantar-hortensia.html
https://www.tripadvisor.com.br/ShowTopic-g303536-i6879-k7482179-Epoca_da_floracao_das_hortencias-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Fontes / Foto:
http://www.bonde.com.br/casa-e-decoracao/paisagismo/aprenda-como-plantar-e-ter-diferentes-cores-de-hortensias-239882.html
http://www.finegardening.com/sites/finegardening.com/files/styles/633_x_380/public/images/image-collection/041092_hydrangea_bigleaf_xlg.jpg?itok=P7oZb7_s
http://www.cfosymposium.de/wp-content/uploads/2015/10/Hydrangea-macrophylla-Endless-Summer-6.jpg
http://plants.gardensupplyco.com/Content/Images/Photos/A088-03.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário